O Pedalando para a Liberdade, é um projeto da fábrica Houston Bike que, desde 2004, tem contribuído com a inclusão social, levando oportunidades de trabalho para os detentos da Penitenciária Irmão Guido, no Piauí. Na Penitenciária Feminina de Teresina, o projeto iniciou em 2014.
Mantida através de convênio com a Secretaria de Justiça do Estado (SEJUS-PI), a ação realiza um trabalho terceirizado com os detentos, que participam da produção do enraizamento com alinhamento de aros e preenchimento de cubos de bicicletas. A Houston se responsabiliza pela capacitação dos detentos (as) para as atividades da produção terceirizada, discutindo junto à Gerência Carcerária a programação para os treinamentos necessários.
O projeto tem conquistado boa parte dos detentos, alcançando resultados sociais importantes e contribuído no processo de ressocialização, proporcionando o contato com uma profissão. Os detentos ainda têm possibilidade de ajudar os familiares, através da remuneração mensal.
Os detentos que participam do projeto, mediante escolha da administração do presídio - por bom comportamento, entre outros critérios -, têm benefício de redução da pena, além de remuneração por produção. Ao longo dos anos de execução, o projeto Pedalando para a Liberdade tem sido reconhecido pela promoção da cidadania. Em 2013, a Houston ganhou, na categoria empresa, o Prêmio Piauí de Inclusão Social.